“A educação faz sentido porque as mulheres e homens aprendem que através da aprendizagem podem fazerem-se e refazerem-se, porque mulheres e homens são capazes de assumirem a responsabilidade sobre si mesmos como seres capazes de conhecerem.”
Paulo Freire
Fone: (11) 99812-6834
Avenida Professor Carvalho Pinto, 260 – 2º Andar Centro Caieiras (SP)
contato@institutoeducacionalcl.com.br
Carga horária: 600h
Objetivo Geral: Proporcionar ao profissional da educação e graduados interessados na área, o conhecimento de distintos métodos, princípios e procedimentos, possibilitando a atuação no processo de alfabetização e letramento para crianças, jovens e adultos.
Objetivos Específicos:
Possibilitar a identificação e questões que afetam o processo de alfabetização e letramento. Atuar, analisar e refletir os fundamentos que permeiam as práticas e fundamentos referentes às teorias da aprendizagem, a aquisição da leitura e da linguagem oral e escrita, contribuindo com a qualidade da educação brasileira.
Público Alvo:
Profissionais da área da Educação e demais graduados com interesse no tema.
Grade curricular
Fundamentos do Letramento e Alfabetização: História, Contextualização e Conceitos; |
Alfabetização e Letramento na Prática Pedagógica; |
Desenvolvimento e Aprendizagem no Ambiente Escolar; |
Letramento e Ensino da Língua Portuguesa; |
Alfabetização e Literatura Infantil; |
Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita; |
Alfabetização Matemática; |
Motricidade e Jogos diante do processo de Alfabetização; |
Metodologia da Pesquisa (Orientação do artigo); |
Alfabetização de Jovens e Adultos; |
Didática e Avaliação na Alfabetização; |
Estudo Individual ou em Grupo (Fora de Sala de Aula); |
Carga horária: 600h
Objetivo Geral: Qualificar, ampliar e aprimorar a capacidade dos Profissionais de diversas áreas uma formação na perspectiva interdisciplinar e Interprofissional, centrada nas relações e no seu desenvolvimento, com foco no contexto regional e nacional, direcionado aos princípios da Educação permanente. Desse modo, proporcionar ao estudante a aquisições específicas necessárias ao exercício da Terapia Ocupacional, voltadas ao cuidado integral, de forma ética, humanista, crítica e reflexiva, conforme o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CSE, 2002).
Objetivos Específicos: Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, individual e coletivamente, nos três níveis de atenção à saúde, bem como nas demais áreas de atuação, segundo os princípios e as diretrizes nacionais de saúde e demais políticas públicas. Compor equipes interprofissionais, atuando interdisciplinarmente junto ao sistema de saúde. e fomentando a intersetorialidade, visando à integridade do cuidado tanto no eixo da saúde qunato no eixo da educação. Incentivar o pensamento crítico, fundado na visão da realidade, em seu contexto histórico, sociocultural e econômico, para a formulação de soluções aos problemas apresentados, tomada de decisões, atuando dentro de elevados padrões de qualidade e princípios éticos.
Público Alvo: Direcionado aos graduados das áreas da educação e da saúde portadores de diplomas de curso superior devidamente reconhecido, que tenham interesse em ingressar e aproximar-se à prática especifica em Terapia Ocupacional.
Grade curricular
Fundamentos Históricos da Terapia Educacional; |
Terapia Ocupacional Aplicada a Educação e Saúde; |
Desafio Profissão — Terapia ocupacional: saúde funcional e do trabalhador; |
Fisiologia Aplicada à Terapia Ocupacional; |
Desenvolvimento Infantil, Saúde da Criança, do Adolescente e do Idoso; |
Terapia Ocupacional Reabilitação: realidade virtual; |
Metodologia II (Orientação Artigo Científico); |
Libras ; |
Terapia Ocupacional – Métodos de Avaliação; |