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Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica

Terapia Cognitiva Comportamental

Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - A.B.A

Carga horária: 600h


Objetivo Geral: Proporcionar ao profissional da educação e graduados interessados na área, o conhecimento de distintos métodos, princípios e procedimentos, possibilitando a atuação no processo de alfabetização e letramento para crianças, jovens e adultos. 

Objetivos Específicos: 
Possibilitar a identificação e questões que afetam o processo de alfabetização e letramento. Atuar, analisar e refletir os fundamentos que permeiam as práticas e fundamentos referentes às teorias da aprendizagem, a aquisição da leitura e da linguagem oral e escrita, contribuindo com a qualidade da educação brasileira. 

Público Alvo
:
Profissionais da área da Educação e demais graduados com interesse no tema.

Grade curricular

Fundamentos do Letramento e Alfabetização: História, Contextualização

e Conceitos;

Alfabetização e Letramento na Prática Pedagógica;

Desenvolvimento e Aprendizagem no Ambiente Escolar;

Letramento e Ensino da Língua Portuguesa;

Alfabetização e Literatura Infantil;

Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita;

Alfabetização Matemática;

Motricidade e Jogos diante do processo de Alfabetização;

Metodologia da Pesquisa  (Orientação do artigo);

Alfabetização de Jovens e Adultos;

Didática e Avaliação na Alfabetização;

Estudo Individual ou em Grupo (Fora de Sala de Aula);



Carga horária: 600h


Objetivo Geral: Qualificar, ampliar e aprimorar a capacidade dos Profissionais de diversas áreas uma formação na perspectiva interdisciplinar e Interprofissional, centrada nas relações e no seu desenvolvimento, com foco no contexto regional e nacional, direcionado aos princípios da Educação permanente. Desse modo, proporcionar ao estudante a aquisições específicas necessárias ao exercício da Terapia Ocupacional, voltadas ao cuidado integral, de forma ética, humanista, crítica e reflexiva, conforme o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CSE, 2002).

Objetivos Específicos: Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, individual e coletivamente, nos três níveis de atenção à saúde, bem como nas demais áreas de atuação, segundo os princípios e as diretrizes nacionais de saúde e demais políticas públicas. Compor equipes interprofissionais, atuando interdisciplinarmente junto ao sistema de saúde. e fomentando a intersetorialidade, visando à integridade do cuidado tanto no eixo da saúde qunato no eixo da educação. Incentivar o pensamento crítico, fundado na visão da realidade, em seu contexto histórico, sociocultural e econômico, para a formulação de soluções aos problemas apresentados, tomada de decisões, atuando dentro de elevados padrões de qualidade e princípios éticos.


Público Alvo: Direcionado aos graduados das áreas da educação e da saúde portadores de diplomas de curso superior devidamente reconhecido, que tenham interesse em ingressar e aproximar-se à prática especifica em Terapia Ocupacional.

Grade curricular

Fundamentos Históricos da Terapia Educacional;

Terapia Ocupacional Aplicada a Educação e Saúde;

Desafio Profissão — Terapia ocupacional: saúde funcional e do trabalhador;

Fisiologia Aplicada à Terapia Ocupacional;

 

Desenvolvimento Infantil, Saúde da Criança, do Adolescente e do Idoso;

Terapia Ocupacional Reabilitação: realidade virtual;

Metodologia II (Orientação Artigo Científico);

Libras ;

Terapia Ocupacional – Métodos de Avaliação;